sábado, 16 de fevereiro de 2008

BABILÔNIA












A história desse império,simbolizado pelo ouro,é antiquíssima.Trata-se de uma das primeiras civilizações da terra.As crônicas babilônicas estão intimamente associadas com as da Mesopotâmia-berço da raça humana.


Como não associar,também,a história babilônica à hebraica?.Séculos de convívio,nem sempre belicosos,ligam ambos os povos.Bablilônicos e hebreus,segundo alguns estudiosos,são oriundos de uma mesma família semita.O patriarca Abraão, a propósito,é originário deUr dos Caldeus.


Conhecer Babilônia é,acima de tudo,vislumbrar as funestas conseqüências da soberba humana.

HISTÓRIA DE BABILÔNIA:

Babilônia é uma cidade antiquíssima.A data de sua fundação é incerta.

Durante séculos,Babilônia permaneceu sob a tutela assíria.

Foi provavelmente fundada por volta de 3800 a.C.. Teve um papel significativo na história da Mesopotâmia. O povo babilônico foi muito avançado para a sua época, demonstrando grandes conhecimentos em arquitetura, agricultura, astronomia e direito. Iniciou sua era de império sob o amorita Hamurabi, por volta de 1730 a.C., e manteve-se assim por pouco mais de mil anos. Hamurabi foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando no caso, a linguagem cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido, o que perservou muitos destes textos até os dias atuais. Daí, descobriu-se que a cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna, como a divisão do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e daí por diante.
Os arameus,
assírios e os caldeus lutaram durante séculos pelo controle da Babilônia. O rei assírio Assurbanipal venceu a luta em 648 a.C., e foi sucedido por Nabucodonosor II.
Assurbanipal foi o rei que mandou criar a biblioteca de tábuas de barro, escritas em linguagem cuneiforme, que, tendo muitas delas sido preservadas até os dias atuais, permitiu aos arqueólogos descobrirem muitos aspectos da vida política, militar e intelectual desta grande civilização. Com esta descoberta, os textos bíblicos puderam ser separados entre o que era fato e o que era mitológico ou simplesmente propaganda ideológica falsa.

Geografia da Babilônia.

Babilônia abrange os territórios da Mesopotâmia que vai de Hit e Samaria,no norte de Bagdá,até o Golfo Pérsico.As possessões babilônicas ocupam,por conseguinte,os antigos territórios de Sumer e Acad.

Babilônia foi plantada em uma fértil região,onde as chuvas eram constantes,possibilitando o surgimento,no local,de grandes civilizações,desde os primórdios da humanidade.Foi justamente nessa área que floresceu o império de Nabucodonozor.Além da cidade de Babilônia,propriamente dita,havia,também,a Grande Babilônia formada pelas seguintes cidades satélites: Sippar,Kuta,Kis,Borsippa,Nippur,Uruk,Ur,Eridu.Babolônia ficava sobre o Eufrates.Dizem os estudiosos que poucas cidades foram tão privilegiadas pela natureza como essa.Com sobeja razão,pois,é considerada a metrópole dourada.