MAPAS ANTIGOS

MAPA DE HENRICUS HONDIUS, AMSTERDAM, 1630 -

Nova Totius Terrarum Orbis Geographica Ac Hydpographica Tabula Auct. Henr: Hondio.


- Belíssimo (e caríssimo) Mapa Múndi. Perceba que a Europa, África e até a Ásia já possuem seus contornos bem definidos, o que era um feito para a época. A Oceania, o Ártico e a Antártida eram desconhecidos. A América só possuía contornos bem definidos no seu lado oriental (Leste) e algumas porções ocidentais (Oeste). Ricamente ilustrado e com detalhes cartográficos incríveis.


- MAPA DE GIOVANNI BATTISTA RAMUSIO, VENEZA, 1556 -
- Mapa do Brasil colonial. Perceba que o autor posicionou o Oeste (poente) na lado tradicionalmente ocupado pelo Norte, e o Leste (nascente) no lado tradicionalmente ocupado pelo Sul.







- MAPA DE HENDERINE DROGENHAMS, SEM LOCAL DE PRODUÇÃO, DATADO DE APROXIMADAMENTE 1600 -
- O destaque nesse mapa é para o oceano Atlântico, e as partes continentais em evidência são a África Ocidental, a costa sudeste dos EUA, Caribe e América do Sul.





MAPA DE JODUCUS HONDIUS, AMSTERDAM, 1606 (1623)
Mais um belo exemplar da fina arte da cartografia do século XVII. O destaque é para o continente americano, embora esteja com algumas erros, só corrigidos nos anos posteriores. Ricamente ilustrado, traz os meridianos, os paralelos (Câncer e Capricórnio), o Equador e algumas ilhas do Oceano Pacífico.



MAPA DE NICHOLAS SANSON, PARIS, 1662
Um maravilhoso mapa da região do Amazonas com seus grandes rios tributários e as costas orientais da Cordilheira dos Andes e ricos detalhes das montanhas do Peru, a mais influente das províncias espanholas, indicando ainda algumas das grandes cidades do período. Esse mapa é originário do ano de 1662, da "Edition of Sanson's L'Amerique en Plusieurs Cartes Nouvelles".


- MAPA DE JAN JANSSON, AMSTERDAM, 1652 -
Um excelente exemplar de um antigo mapa colorido da coleção Jansson's map of the Southern tip of South America. Traz a porção sul da Patagônia, Argentina, e destaca os confins da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul.




MAPA DE RICHARD BLOME, LONDRES, 1670
Um velho mapa do século XVII, em preto e branco, da coleção de Richard Blome. Mostra muitos navios e monstros marinhos nos mares costeiros da América do Sul, e o mais interessante ainda, é a identificação do "The sea of Paraguay" (mar do Paraguay), ao sul do Trópico de Capricórnio. É considerado muito importante por colecionadores por sua raridade e historicidade, item precioso da "English Cartography", especialistas britânicos em cartografia. Foi um dos mais belos exemplares da "Geographical Description Of The Four Parts Of The World", de 1667.