quinta-feira, 6 de março de 2008

O IMPÉRIO GREGO

A Grécia é o berço da civilização ocidental.Dos gregos,herdamos a democracia,a concepção clássica das artes e,principalmente,a filosofia.Não obstante a exiguidade de suas possessões geográficas,a antiga Grécia continua a nos influenciar.Não fossem os helenos não haveria a tradicional divisão do mundo entre Ocidente e Oriente.

Sob essa atmosfera surgiram grandes gênios:Tales,Empédocles,Pitágoras,Sócrates,Platão,Aristóteles e muitos outros.

Visando ao desenvolvimento integral do seu humano,os gregos não se preocupavam apenas com a mente.Voltavam se,com o mesmo afinco,ao aprimoramento físico,É comum,pois,vislumbrar mos nas esculturas áticas verdadeiros Adônis e Vênus.

Sob o comando de Alexandre Magno,esse ilustre povo conquistou o mundo influente de então e espalhou sua cultura por todas as terras.Foi esse soberano macedônico quem destruiu o Império Persa.

Uma das maiores realizações de Alexandre Magno foi a difusão universal da cultura grega.Esse magnífico empreendimento cultural facilitaria,mais tarde,a propagação global do Evangelho.O apóstolo Paulo,por exemplo,em suas viagens missionárias,não encontrou quaisquer dificuldades em se comunicar com os gentios,em virtude da internacionalização do grego vulgar.O historiador Robert Nichols afirma que os helenos deram substancial contribuição ao plano salvífico de Deus.

GEOGRAFIA DA GRÉCIA:

A Grécia constitui se,praticamente,de uma península localizada no Sudeste da Europa.Esse maravilhoso país é banhado por três mares:a leste,pelo Egeu;ao sul,pelos Mediterrâneo;e a oeste pelo Jônico.A Macedônia ficava ao norte.Nos primórdios,o território grego era conhecido como Acaia e limitava se,ao sul da península.A região ocupada por Atenas,nessa mesma época,era denominada de Ática.

A partir do Século IV a.C. a história da Grécia entrelaça se à da Macedônia.A Macedônia limitava se,ao sul com a Grécia;ao leste,com o mar Egeu e com a Trácia;ao norte,com os montes balcânicos;e,a oeste,com a Trácia e o Ilíaco.

Na Macedônia,ficava a cidade de Filipos,onde o Evangelho,através de Paulo,foi pregado,pela primeira vez,em território europeu.Dessa região estratégica,a palavra de Deus estendeu se por toda a Europa,alcançando milhões de almas.O território macedônico,portanto,serviu de importantíssima base missionária para o apóstolo dos gentios coroar com êxitos a sua carreira cristã.

Alexandre Magno,lançou se da Macedônia para conquistar o mundo.Do mesmo lugar,o apóstolo Paulo lançou se à Europa para ganhar o mundo,mas,para Cristo.

As glórias do príncipe macedônico,entretanto,feneceram.E,as glórias do Evangelho??? Continuam a brilhar!!(Glórias a Deus)