quinta-feira, 8 de novembro de 2007

INTRODUÇÃO A GEOGRAFIA:




O que é geografia?

Segundo a etimologia da palavra."geo"terra:"graphen"descrever,a geografia limitou-se,de fato,durante séculos,a descrever a terra.Entretanto,a partir do Século XIX,assumiu um caráter científico.Não mais limitou-se à descrição:passou,também,a explicar os fatos.

No entanto,as definições variam de autor para autor.

Para o alemão Alfred Hettner,geografia é o ramo de estudos da diferenciação regional da superficie da terra e das causas dessa diferenciação.

Richard Hartshorne declara ser o objetivo da geografia "proporcionar a descrição e a interpretação,de maneira precisa,ordenada e racional,do caráter variável da superfície da terra.


ESTRUTURAÇÃO CIENTÍFICA DA GEOGRAFIA:


Deve-se a dois sábios alemães,a estruturação da geografia como ciência.Ambos viveram na mesma época e,durante algumas décadas,emBerlim.Alexander Von Humboldt(1769-1859)eCarl Ritter(1779-1859).Influenciados por Varenius e Kant,traçaram novos métodos e rumos para a geografia.

Eles não objetivavam contrariar os postulados de seus antecessores.Após seus estudos,porém,tornou-se possível,por exemplo,fazer a correlação dos fenômenos característicos de uma região.A geografia deixou de ser um mero acervo de dissertações e descrições à disposição de militares e administradores,para tornar-se uma ciência madura e dinâmica.Hoje,aliás,lançamos mãos de seus métodos,inclusive,para confirmarmos a veracidade e a exatidão das informações bíblicas.



JERUSALÉM















ORIGEM:
"Jerusalém"significa em hebraic,habitação de paz.Seu nome é mencionado pela primeiravez nas escrituras em Josué 10.11.Entretanto,em Gênesis14.18 ,encontramos uma referência sobre a cidade,que aparece com onomedeSalém.De acordo com a tradição,assim era chamada a capital judaica.
GEOGRAFIA DE JERUSALÉM:
Jerusalém constirui-se na mais célebre cidadedo mundo.É venerada por três religiões monoteístas:judaísmo,cristianismo e islamismo.Até mesmo sua localização geográfica é privilegiada.

A cidade santa está localizada no Sul da cordilheira Central de Israel.Encontra-se mais de 50 quilômetros do Mediterrâneo.Como símbolo de grandeza e magnitude,está edificada a 800 metros de altitude.Com o passar dos tempos,seus aspctos primitivos sofreram alterações.Contudo,ninguém jamais poderá alterar-lhe a m´stica ou arrancar-lhe a aura de celestidade e glória.

Até o ano 70 dc.. Jerusalém era protegida por forte muralha,que foi destruída pelo general romano,Tito.

JERUSALÉM


GEOGRAFIA BIBLICAExistem cidades únicas no mundo. Nova York com seus arranha-céus e sua vida agitada; Paris reúne charme e sofisticação; o Rio mescla a beleza da paisagem ao cotidiano urbano. Jerusalém é uma destas cidades. Nada no mundo se compara a ela. O moderno se mistura ao antigo como em poucos lugares do mundo e, no caso de Jerusalém, o antigo tem mais de mil anos! Mantendo a fachada de pedra em todas as construções, a arquitetura moderna convive ao lado de construções milenares.