domingo, 13 de abril de 2008

MAR MORTO:

O Mar Morto não é assim designado nas sagradas Escrituras.Em virtude da imensa quantidade de sal existente em suas águas,é chamado de Mar Salgado pelos escritores bíblicos.No livro de Josué,deparamos com este registro:"Pararam- se as águas que vinham de cima;levantaram -se um montão,mui longe da cidade de Adã,que está da banda de Sartã;e as que desciam ao mar das campinas,que é o mar Salgado,faltavam de todo e separaram- se:então passou o povo defronte a Jericó"(3.16).

AS águas do Mar Morto são demasiadamente densas.É quase impossível mergulhar ou afogar se nesse estranho mar. Alguns turistas aproveitam se da densidade do mar Salgado para boiar e ler seus jornais e revistas.

O Mar Morto recebe,ainda os seguintes nomes: mar de Arabá,mar Oriental,mar do Sal,para os povos vizinhos de Israel é mar de Sodoma e Gomorra,mar de Segor,mar de ,etc.

Localizado na foz do rio Jordão,entre os montes de Judá e Moabe, o Mar Morto constitui se na mais profunda depressão da Terra.Encontra se a mais de 400 metros abaixo do nível do Mediterrâneo.Com 78 quilômetros de comprimento por 18 de largura.

Na região ocupada pelo Mar Morto,ficavam,provavelmente,as impenitentes cidades de Sodoma e Gomorra,destruídas pelo Todo poderoso.Nessas águas salgadas,não há qualquer espécie de vida.Esse mar,por conseguinte,é o próprio símbolo da consequência do pecado:a morte.Nenhum peixe consegue aproximar se desse cemitério aquático.

O Estado de Israel,entretanto,extrai do Mar Morto bilhões de dólares em sal e minérios.A riqueza desse inusitado lago é mais que formidável:22 trilhões de toneladas de cloreto de magnésio,11 trilhões de toneladas de cloretode sódio;7 trilhões de toneladas de cloreto de cálcio;2 trilhões de toneladas de cloreto de potássio e 1 trilhão de toneladas de brometo de magnésio.Essas cifras foram extraídas do livro"Geografia da Terra Santa". do eminente pastor Enéas Tognini.

Júlia Minhan,citado por Abraão de Almeida,fala sobre as fabulosas riquezas do mar Morto:"Como estão estas riquezas?Estão em sais que as indústrias de todo o mundo procuram desesperadamente.Incluindo as inúmeras toneladas de sais e dos metais preciosos,há muitos outros,e como seria cansativa sua enumeração!A fortuna que pode ser retirada do Mar Morto daria para comprar todos os países de influência muçulmana da Ásia,Europa e África em contrapeso"

O Mar Morto,tendo em vista a sua singular posição geográfica,não tem nenhum escoadouro para suas águas.Esse problema é solucionado pela descomunal evaporação.Aproximadamente 8 milhões de toneladas de água são evaporadas por dia nessa região,onde a temperatura no verão,chega a 50 graus.Em algumas épocas do ano,esse lago chega a lembrar um gigantesco tacho em ebulição.