Cartografia


As várias maneiras de representar o espaço

Mapa
Um mapa é um desenho que retrata um lugar ou uma determinada porção do espaço em um certo momento e a sua finalidade é facilitar a nossa orientação nesse espaço e aumentar o nosso conhecimento sobre ele. O mapa nos mostra uma área de um determinado ângulo, ou seja, é uma imagem desse lugar visto de cima.



Convenções cartográficas e legenda

As convenções cartográficas são símbolos ou desenhos especiais que servem para representar os objetos e torná-los f
acilmente entendidos. Para explicar o significado de cada símbolo em um mapa torna-senecessário a criação de uma legenda. O mapa é um meio de informação que pode ser lido e interpretado a partir de sua legenda nos fornecendo dados para descobrirmos fatos de qualquer área mapeada.





Escala
A escala cartográfica é uma proporção matemática, isto é, uma relação numérica entre o tamanho dos objetos representados no mapa e a realidade dos objetos que ele representa, para isso utilizamos o sistema de medidas de distâncias, ou seja, o milímetro (mm), o centímetro (cm), o decímetro (dm), o metro (m), o quilômetro (km), etc...

Existem duas formas de representar a escala em um mapa: a forma numérica e a forma gráfica:
  • A forma numérica indica a quantidade de vezes que um desenho foi reduzido e pode ser escrita de duas maneiras: por uma fração ordinária ou com um sinal de divisão.
  • Na forma gráfica podemos efetuar as transformações de dimensões gráficas em dimensões reais sem a necessidade de efetuarmos cálculos, nos dando uma idéia imediata das distâncias aproximadas entre os lugares, no entanto, para a sua construção torna-se necessário o emprego da escala numérica.


Diferentes tipos de mapas
Também conhecidos como cartas, os mapas podem se apresentar de diferentes tipos:







Mapa político
: quando representa a divisão política ou territorial com os limites de países, estados, municípios e regiões.


Mapa físico ou hipsométricos: quando representa o relevo e as suas altitudes, os rios e lagos, o clima e a vegetação.

Mapa demográfico: quando representa a distribuição da população, a ocupação humana no espaço geográfico e a distribuição das cidades.

Mapa econômico: quando representa a distribuição das atividades econômicas (agrícolas, criatórias, industriais) na conquista e na organização do espaço geográfico.


Plantas e os globos


A p
lanta é um tipo especial de mapa, normalmente representa um área pequena como uma fazenda, um terreno, um bairro, etc...



O globo é a representação mais fiel da superfície da Terra representando-a com maior exatidão, pois sua forma esférica imita o formato do nosso planeta.