sábado, 4 de setembro de 2010

Mapa da antiga Mesopôtamia


Este mapa revela as áreas em Ancient Mesopotamia. A maioria dos estudiosos data o início da Babilônia para a queda da Terceira Dinastia deUr, por volta de 2000 aC amorreus, porque muitos aparentemente migraram do deserto na Mesopotâmia.
Os amorreus eram um grupo de nômades semitas falando, que capturou o local da cidade-estado onde estabeleceram novas dinastias e adaptado à cultura da área circundante. Amorreus tinha ajudado a destruir a civilização suméria e dominou a Mesopotâmia, para cerca de 300 anos (1900-1600 aC). Eles governaram a terra para fora da cidade de Babilônia. Mas logo os imigrantes amorreus e os locais anteriores começaram a lutar pelo poder, neste causou confusão considerável durante esse período inicial.

Oceanos

Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:



* Oceano Pacífico

* Oceano Atlântico

* Oceano Índico

* Oceano Glacial Ártico

* Oceano Glacial Antártico - definido em 2000 pela Organização Hidrográfica Internacional, da qual Brasil e Portugal são membros.


Oceano Pacífico é o maior da Terra limitado pela Ásia e Austrália no ocidente, pela Antártida no sul e pelas Américas ao leste. Possui 180 milhões de km² cobrindo um terço da superfície terrestre com profundidade média de 4.280m. sua salinidade é baixa e suas águas fortes.


Oceano Atlântico é considerado o mais jovem com 200 milhões de anos e o segundo maior em superfície com 82,4 milhões de km². Separa a Europa e a África das Américas estando a maior parte no hemisfério ocidental. É limitado pelo Ártico ao norte e pela Antártida ao sul. Possui inúmeras montanhas submarinas, entre essas mantanhas e os continentes abre-se várias bacias de até 7.000 metros de profundidade.


Oceano Ártico é formado por mar e geleiras ao redor do Cículo Polar Ártico é rodeado pela península escandinava, Islândia, Groelândia, Canadá, Alasca e Rússia. Sua profundidade chega a 5.500 metros e seu descongelamento é causado pelo aquecimento global e pelo efeito estufa.


Oceano Índico é o terceiro maior em extensão e sua profundidade média é de 3.900 metros. Estende-se pelo hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia. No inverno, é criada uma circulação superficial e no verão, os ventos quentes e úmidos reaquecem as águas.


Oceano Antártico prolonga os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Para muitos pesquisadores este oceano não merece tal reconhecimento sendo considerado apenas uma junção dos outros oceanos. É o único que rodeia o globo completamente com superfície de 20.330.000 km².

Popular Posts