sexta-feira, 21 de março de 2008

LOCALIZAÇÃO DE ISRAEL:

A Terra de Israel está localizada no continente asiático,a30 de latitude Norte.Tendo em vista o seu posicionamento estratégico,constitui-se,segundo Oswaldo Ronis,num centro de gravidade para o mundo e as civilizações da antiguidade.
Do ponto de vista comercial,ficava na rota obrigatória do tráfego entre o Oriente e Ocidente,bem como Norte e o Sul e, do ponto de vista político,igualmente passagem inevitável dos exércitos conquistadores das grandes potências ao seu redor,razão pela qual estas se interessavam por sua conquista e fortificação.

LIMITES BÍBLICOS:

Ao norte,limitava se a Terra de Israel com a Síria e a Fenícia.Ao Leste,com partes da Síria e o deserto arábico.Ao Sul,com a Arábia.A Oeste,com o mar Mediterrâneo.
Esses limites,entretanto,variam de acordo com as tendências políticas e os movimentos militares de cada época.Constantemente os israelitas tinham o seu território alargado ou diminuindo.No tempo de Salomão,por exemplo,as fronteiras de Israel dilataram se consideravelmente.Depois de sua morte,contudo,as possessões hebraicas foram diminuindo,até serem absorvidas pelos grandes impérios.

LIMITES ATUAIS:

O moderno Estado de Israel limita se ao norte,com o Líbano,a leste,com a Síria e a Jordânia,ao sul,com o Egito,e a oeste,com o mar Mediterrâneo.