sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mapa de Alexandre, o grande

Alexandre assumiu o reinado da Macedônia depois da morte de seu pai, Filipe II, que havia unificado a maioria das cidades-estados da Grécia continental sob a hegemonia da Macedónia em uma federação denominada Liga de Corinto.Após reafirmando o domínio macedônio por anulação de uma rebelião do sul cidades-estados gregas e encenar uma excursão curta mas sangrenta batalha contra os vizinhos do norte da Macedônia, Alexandre estabelecidos leste contra o Império Persa Aquemênida, que venceu e derrubou. Suas conquistas incluídas Anatólia, Síria, Fenícia, a Judéia, Gaza, Egito, Mesopotâmia e Bactria, e estendeu as fronteiras do seu próprio império, na medida do Punjab, na Índia.

Alexandre já tinha feito planos anteriores à sua morte por e mercantil em expansão militar da península arábica, depois que ele foi fazer os seus exércitos para o oeste (Cartago, Roma e da Península Ibérica). Sua visão original, no entanto, tinha sido para o leste, até aos confins do mundo exterior e do Grande Mar, como é descrito por seu tutor infância e Aristóteles mentor.

Alexandre integrada muitos estrangeiros em seu exército, levando alguns estudiosos creditam a ele com uma "política de fusão". Ele também encorajou os casamentos entre seus soldados e estrangeiros, e ele passou a se casar com duas princesas estrangeiras.

Alexandre morreu depois de doze anos de campanha militar constante, possivelmente em consequencia da malária, envenenamento, febre tifóide, encefalite viral ou as consequencias do alcoolismo. Seu legado e conquistas viveu muito depois dele e marcou o início de séculos de colonização e influência cultural grega em áreas distantes. Este período é conhecido como o período helenístico, que apresentava uma combinação de grego, Oriente Médio e cultura indiana. Alexandre se com destaque na história e mito do grego e não-gregas culturas. Suas façanhas inspiraram uma tradição literária na qual ele aparece como um herói legendário, na tradição de Aquiles.

Popular Posts