terça-feira, 11 de março de 2008

O IMPÉRIO ROMANO


Simbolizado pelo ferro,o Império Romano conquistou e subjugou muitos povos.Do Ocidente ao Oriente,o peso de seus punhos era conhecido e proverbial.Jamais houvera reino tão poderoso!A simples menção de seu nome era mais do que suficiente para amedrontar povos,derrubar reis e dilatar fronteiras.
Eis como Daniel viu esse férreo império: "Depois disso,eu continuava olhando nas visões da noite,e eis aqui o quarto animal,terrível,espantoso e sobremodo forte,o qual tinha grandes dentes de ferro:ele devorava e fazia em pedaços,e pisava aos pés o que sobejava;era diferente de todos os animais que apareceram antes dele,e tinha dez chifres"(Daniel 7.7).
As histórias de Roma e Israel,estreitam se em Jerusalém e na Eternidade.Em Jerusalém,porque foram os romanos que destruíram a amada e idolatrada capital do judaísmo.Na eternidade,porque foram os romanos,também,quem assinaram a sentença de morte de Cristo,o Filho do Deus Vivo!
O Império Romano,portanto,será tratado com severidade no Dia do Senhor!
Enquanto Alexandre Magno conquistava o Oriente e esmagava o até então invencível poderio persa,um outro império começava a despertar e a incomodar o mundo.Fundada por Rômulo de Remo,provavelmente,e de início humilde e até desprezível,Roma vai ampliando com vagar seus raios de influência.No século III a.C.,já é senhora de toda a península itálica.

Roma,habitada por indo europeus,que,em levas sucessivas,fixaram se em seu território miscigenando se aos etruscos,gregos,gauleses,ela não para de expandir se.Durante a Primeira Guerra Púnica,os romanos venceram os cartagineses e apossaram se das ilhas sicilianas.Sentindo se fortalecidos,eles anexaram a Córcega e a Sardenha e derrotaram os gauleses no Vale do Pó.
É difícil traçar os limites do Império Romano.Dilatadíssimo,mantinha incontáveis províncias na Europa,Ásia e África.Foi o mais poderoso reino da terra.Sua presença era sentida em todas as partes do globo.