terça-feira, 1 de abril de 2008

SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL(gps)


O sistema GPS foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, DoD, e pode ser utilizado por qualquer pessoa, gratuitamente, necessitando apenas de um receptor que capte o sinal emitido pelos satélites. O DoD fornece dois tipos de serviços GPS: Standard e Precision. Contrariamente ao que inicialmente acontecia, atualmente os dois serviços estão disponíveis em regime aberto em qualquer parte do mundo. O sistema está dividido em três partes: espacial, de controlo e utilizador. O segmento espacial é composto pela constelação de satélites. O segmento de controle é formado pelas estações terrestres dispersas pelo mundo ao longo da Zona Equatorial, responsáveis pela monitorização das órbitas dos satélites, sincronização dos relógios atómicos de bordo dos satélites e actualização dos dados de almanaque que os satélites transmitem. O segmento do utilizador consiste num receptor que capta os sinais emitidos pelos satélites. Um receptor GPS (GPSR) descodifica as transmissões do sinal de código e fase de múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude e altitude, coordenadas geodésicas referentes ao sistema WGS84.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS:

'Coordenadas Geográficas' - Histórico
Coube aos gregos os primeiros fundamentos da geografia e das normas cartográficas, e ainda hoje os alicerces do sistema cartográfico repousam na contribuição que deixaram: a concepção da esfericidade da Terra e as noções de pólos, equador e trópicos; as primeiras medições da circunferência terrestre; a idealização dos primeiros sistemas de projeções e concepção de longitude e latitude. Na antiguidade grega, Anaximandro de Mileto (século VI a.C.) construiu um quadrante solar e possuía um mapa-mundi gravado em pedra.
Atualmente diversos recursos tecnológicos auxiliam na localização, é um exemplo os aparelhos GPS (Global Positioning System) fornecem a localização de um ponto, utilizando a latitude e a longitude.
-
O que são Coordenadas Geográficas?
As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, através delas podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra. As latitudes, ou paralelos, são as linhas paralelas ao Equador, que é o ponto de origem ou 0°; são . As longitudes, ou meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich, que é o ponto de origem ou 0°.
O número de paralelos são infinitos sobre a superfície da Terra. São traçados de segundo em segundo ou fração deste, de minuto em minuto, de grau em grau... variando de 0º a 90º nos dois sentidos (Norte e Sul) tendo início na Linha do Equador. Assim como os paralelos, o número de meridianos também são infinitos, variando de 0º a 180º nos dois sentidos (Leste e Oeste), a partir do Meridiano de Greenwich. Todos os pontos da superfície terrestre são localizados pelo cruzamento de latitude e longitude.

Paralelos:
Os paralelos são as distâncias medidas em graus, partindo do Equador (0º) até 90º norte e sul.São linhas imaginárias que cortam a terra em fatias horizontais paralelas a linha do Equador, representa as latitudes.
Equador ?(em latin, aequatore que significa "o que iguala"), portanto a metade do caminho entre os pólos". A rotação da Terra estabelece um eixo imaginário, cuja intersecção com a superfície terrestre estabelece os dois pólos,"Hemisfério Norte ou Setentrional e Hemisfério Sul ou Meridional"


Meridianos:
Os meridianos são linhas imaginárias, medidas em graus, partindo de Greenwich (0º) até 180º para oeste e leste. Cruzam sobre o Equador, na vertical, representando as longitudes.
Meridiano de Greenwich ? É o meridiano inicial, ou zero, estabelecido em 1884 por acordo internacional. Foi definido tendo como referência o meridiano que passa pelo Observatório Astronômico Real Inglês, na cidade de Greenwich, próxima a Londres, Inglaterra.O meridiano principal, divide a terra em mais dois hemisférios, "Hemisfério Leste ou Oriental e Hemisfério Oeste ou Ocidental"
O Que é Latitude? É a distância contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador. Pode ser Norte ou Sul.
O que é Longitude? É a distância também contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich. Pode ser Leste ou Oeste.
- Pra que servem?
Servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre.

De fundamental importância para navegação marítima e aérea, sem menosprezar a sua importância na localização terrestres.
A cidade de Curitiba , por exemplo, está a 25° 25' 40 de latitude sul e 49° 16' 23 de longitude oeste.. Ou seja, a 25º de distância do Equador, ao sul, e a 49º de distância do Meridiano de Greenwich, a oeste. A COORDENADA GEOGRÁFICA de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre é portanto, o cruzamento de um paralelo com um meridiano, ou seja, a latitude e a longitude do mesmo.


RIOS DA TERRA SANTA (ISRAEL):

Dos rios existentes na Terra Santa,só o Jordão merece,de fato,esse nome.Os outros no Brasil,por exemplo,seriam chamados de arroios e riachos.
O que é um rio?
Curso de água natural,de extensão mais ou menos considerável,que se desloca de um nível mais alto para o mais baixo,aumentando progressivamente o seu volume até desaguar no mar,num lago,ou noutro rio,e cujas características dependem do relevo,do regime de águas,etc.
O hebraico possui um número considerável de vocábulos que são constantemente usados,Nahal,
significa,segundo o dicionário da Bíblia,um wadi ou vale dotado de uma corrente de água,no verão,transforma se num leito seco ou ravina,ainda que no inverno seja uma correnteza copiosa.O segundo termo,nãhãr,é a palavra regular com o sentido de rio na lingua hebraica.
1.BACIA DO MEDITERRÂNEO:
A bacia do mediterrâneo é composta pelos seguintes rios: Belus,Quisom,Caná,Gaáse Besor.

Rio Belus:
Correndo ao sudoeste do território asserita,o rio Belus caminha em direção ao mar Mediterrâneo.Nas Sagradas escrituras,ele aparece com o nome de Sior Libnate,conforme lemos em Josué 19:26.Hoje esse rio é chamado de Namã pelos árabes e judeus.

Rio Quisom:

O Quisom é o maior rio da bacia do Mediterrâneo e o segundo em importância de Israel.É um rio bem caudaloso.Nas proximidades do Quisom,ficava tminate,onde morava Dalila.Esse rio deságua no Mediterrâneo,entre Jope e Ascalom.