terça-feira, 1 de abril de 2008

RIOS DA TERRA SANTA (ISRAEL):

Dos rios existentes na Terra Santa,só o Jordão merece,de fato,esse nome.Os outros no Brasil,por exemplo,seriam chamados de arroios e riachos.
O que é um rio?
Curso de água natural,de extensão mais ou menos considerável,que se desloca de um nível mais alto para o mais baixo,aumentando progressivamente o seu volume até desaguar no mar,num lago,ou noutro rio,e cujas características dependem do relevo,do regime de águas,etc.
O hebraico possui um número considerável de vocábulos que são constantemente usados,Nahal,
significa,segundo o dicionário da Bíblia,um wadi ou vale dotado de uma corrente de água,no verão,transforma se num leito seco ou ravina,ainda que no inverno seja uma correnteza copiosa.O segundo termo,nãhãr,é a palavra regular com o sentido de rio na lingua hebraica.
1.BACIA DO MEDITERRÂNEO:
A bacia do mediterrâneo é composta pelos seguintes rios: Belus,Quisom,Caná,Gaáse Besor.

Rio Belus:
Correndo ao sudoeste do território asserita,o rio Belus caminha em direção ao mar Mediterrâneo.Nas Sagradas escrituras,ele aparece com o nome de Sior Libnate,conforme lemos em Josué 19:26.Hoje esse rio é chamado de Namã pelos árabes e judeus.

Rio Quisom:

O Quisom é o maior rio da bacia do Mediterrâneo e o segundo em importância de Israel.É um rio bem caudaloso.Nas proximidades do Quisom,ficava tminate,onde morava Dalila.Esse rio deságua no Mediterrâneo,entre Jope e Ascalom.

Um comentário:

Anônimo disse...

Arvore de Natal é Assera, deusa demonio de quem a Biblia fala.
Procure saber mais a respeito.