sábado, 28 de junho de 2008

ÉFESO



Era uma famosa cidade portuária na Turquia, localizada na costa oeste da Ásia Menor. Paulo fundou uma igreja e pregou por três anos nessa cidade, onde escreveu o livro de Éfésios para esta comunidade. O templo de Diana (uma das 7 maravilhas do mundo antigo) foi construído nesta local, e quando as pessoas começaram a se converter ao cristianismo, aqueles que lucravam com a adoração da deusa ficaram preocupados e começaram um levante.

Atos 19:26 - " E estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando que não são deuses os que são feitos por mãos humanas." O templo de Diana, dedicado à deusa da caça. O que restou desta maravilha do mundo foi apenas uma coluna e seu alicerce. Éfeso estava localizada onde as águas do mar Egeu banham as praias da Ásia Menor. A ilha de Patmos pode ser vista ao longe. Protegida por montes costeiros, o centro da cidade atraía navios de muitas parte do Império Romano.

MONTE HERMOM

Majestoso monte localizado no extremo norte de Israel, perto de Cesaréia de Filipe. Era chamado Senir pelos amorreus e de Siriom pelos sidônios. Seu topo fica a três mil metros de altitude , estando sempre coberto de neve. A Transfiguração de Jesus se deu, provavelmente , ao pé desse monte

Salmo 133:3 "É como o orvalho do Hermon,que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a sua bênção, e a vida para sempre ."

HEBRON

Hebron é uma cidade nas montanhas de Judá, a 3000 pés acima do mar mediterrâneo e entre Beersheba e Jerusalém. Entre os povos bíblicos que habitaram aqui estão os cananeus e hebreus. O livro de Gênesis conta que esta cidade foi um dos lares de Abraão,Sarah, Isaque e Jacó. Sarah foi enterrada aqui (Gen 23:17-20). O rei Davi e seu filho Absalão construíram sua residência real em Hebron (2 Sam 2:1-4 ,15:10) . Josué lutou contra esta cidade e a tomou (Js. 10:36-37) e Calebe a retomou (Js. 14:14).

Nesta cidade se localiza a tradicional caverna de Macpela, onde foram sepultados os patriarcas e suas esposas - Abraão, Sara, Isaque, Rebeca, Jacó e Lia (Raquel foi sepultada cerca de Belém)- como diz no livro de Gênesis (Gen. 23:19; 25:9; 49:31; 50:13). Uma antiga igreja foi erguida acima desta caverna, na época de Justiniano, o imperador romano, e mais tarde, este templo foi convertido em uma mesquita islâmica