quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O Que Significa os Cinco Aros Olimpicos?

O Logotipo das Olimpiadas
Os aros olímpicos foi uma idéia do francês Pierre de Fredi, o Barão Pierre de Coubertin (1863-1937), em 1913. O pequeno círculo era compostos por cinco cores: azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco.
O simbolismo dos anéis entrelaçados representa à união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas seis cores, incluída a branca, está presente na bandeira de cada um dos países filiados ao COI. A idéia é que os atletas busquem superar os próprios limites, assim, a cada evento serem alcançados novos recordes.A cor de cada aro corresponde a um continente: Azul a Europa; Amarelo a Ásia; Preto a África; Verde a Oceania; Vermelho as Américas. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional. A marca do Comitê Olímpico Brasileiro une os aros olímpicos à Bandeira Nacional.

Olimpíadas de 2008

A XXIX Olimpíada da história ocorrerá no período de 8 a 24 de Agosto de 2008 na cidade de Pequim, China. Alguns eventos acontecerão em cidades próximas, já os esportes eqüestres ocorrerão em Hong Kong, é a segunda vez na história que os jogos ocorrerão em dois países simultaneamente. A escolha de Pequim ocorreu no dia 13 de julho de 2001. As cidades concorrentes eram: Toronto, Paris, Istambul e Osaka, Bangkok, Cairo, Havana, Kuala Lumpur e Sevilha. Destas, apenas Toronto, Paris, Istambul e Osaka disputaram a fase final da disputa com a cidade vencedora. Pequim recebeu a grande maioria dos votos (56 contra 22 da cidade de Toronto), representando um desejo do mundo em ver o país mais populoso sediando uma Olimpíada. Foram incluídas nove novas modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de 2008: 3000 metros com obstáculos feminino, maratona aquática masculina e feminina, entre outras. Ao todo, serão 28 esportes, totalizando 302 eventos (165 provas masculinas, 127 femininas, e 10 mistas). Os cinco mascotes das Olimpíadas de 2008 já foram definidos, onde cada um simboliza um anel da bandeira olímpica: Beibei, o peixe azul, simboliza a prosperidade; Jingjing, o panda preto, representa a alegria; Huanhuan, a chama vermelha, representa a paixão pelo esporte; o antílope amarelo Yingying representa a saúde; e a andorinha verde Nini representa a boa sorte aos Jogos.

Agricultura Sustentável, o Homem e o Meio Ambiente.


No debate internacional das últimas décadas sobre as questões sociais e ambientais um dos temas mais recorrentes refere-se a agricultura. As questões que norteiam estes debates, dentro de simpósios, encontros, comissões, pesquisas, entre outros, oficiais e não oficiais, giram bastante em torno do conceito de sustentabilidade, consequentemente, de uma agricultura sustentável. A chamada agricultura sustentável, idealizada e tão aclamada em diversos círculos intelectuais, científicos e políticos seria um tipo agricultura que pudesse conservar os recursos naturais e fornecesse produtos saudáveis (ou mais saudáveis), sem comprometer os níveis tecnológicos já alcançados de segurança alimentar dos indivíduos. Tal conceituação resulta de emergentes pressões sociais por uma agricultura que não prejudique o meio ambiente, a economia, a saúde, em suma, a sociedade como um todo. Neste sentido, a agricultura sustentável adquire num contexto internacional um papel extremamente relevante, visto que, apesar de seus dez mil anos, a agricultura permanece sendo a atividade humana que mais intimamente relaciona a sociedade com a natureza, e em sentido inverso, mas presente na relação, natureza e sociedade.