LUGARES BIBLICOS



                                                                  Palestina


O conflito entre árabes e judeus na disputa pela Palestina tem suas raízes na Antigüidade. A presença judaica na Palestina remonta ao segundo milênio antes de Cristo. A partir da Diáspora judaica no ano 70 e da expansão islâmica na Palestina em 635, a região foi ocupada pelos árabes.
No início da Idade Média, a Palestina pertencia ao Império Romano e era habitada, em sua maioria, por cristãos. Somente no século VII, a região foi conquistada pelos muçulmanos, durante os séculos seguintes, o controle da Palestina oscilou entre diferentes grupos até a incorporação da região pelo Império Otomano. Este último começou a se formar no século XII e chegou a ocupar terras na Síria, Egito, Argélia, Bulgária, Sérvia, partes da Grécia, da Hungria, do Irã e da Arábia, além da Turquia.





                                                                      Éfeso


Era uma famosa cidade portuária na Turquia, localizada na costa oeste da Ásia Menor. Paulo fundou uma igreja e pregou por três anos nessa cidade, onde escreveu o livro de Éfésios para esta comunidade. O templo de Diana (uma das 7 maravilhas do mundo antigo) foi construído nesta local, e quando as pessoas começaram a se converter ao cristianismo, aqueles que lucravam com a adoração da deusa ficaram preocupados e começaram um levante.
Atos 19:26 - " E estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando que não são deuses os que são feitos                                                                   Monte Hermon



Majestoso monte localizado no extremo norte de Israel, perto de Cesaréia de Filipe. Era chamado Senir pelos amorreus e de Siriom pelos sidônios. Seu topo fica a três mil metros de altitude , estando sempre coberto de neve. A Transfiguração de Jesus se deu, provavelmente , ao pé desse monte
Salmo 133:3 "É como o orvalho do Hermon,que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a sua bênção, e a vida para sempre ." 
                                                                   Monte Moriá



Monte Moriá é a designação dada a uma colina rochosa onde o Rei Salomão construiu o templo para Deus. Foi o seu pai, o Rei David, que adquiriu o terreno do jebuseu Araúnapara erigir ali um altar segundo: 2Samuel 24:16-25; 1Crónicas 21:15-28; 2Crónicas 3:1.
A antiga tradição judaica associa o lugar onde o Templo de Salomão se erguia com o monte na "terra de Moriá", onde Abraão, às ordens de Deus,ofereceu o seu filho. (Génesis 22:11,12; ). Foi para a "terra deMoriá" que Abraão viajou e, no terceiro dia, ele viu à distância o lugar indicado por Deus (Génesis 21:33, 34; 22:4, 19).
Ler mais



                               Nazaré

Eventos importantes: Néfi teve uma visão da mãe do Salvador em Nazaré (1 Néfi 11:13–22). O anjo Gabriel disse à Maria que ela conceberia o Salvador (Lc. 1:26–35). Gabriel disse a José que tomasse Maria para esposa e desse ao filho dela o nome de Jesus (Mt. 1:18–25). Jesus cresceu em Nazaré (Mt. 2:19–23; Lc. 2:4–40; 4:16). Ele pregou e anunciou na sinagoga que ele era o Messias (Lc. 4:16–21), mas o povo de Nazaré rejeitou-o (Mt. 13:54–58; Lc. 4:22–30).

                                      Cafarnaum

Cafarnaum, localizada à margem norte do Mar da Galiléia foi o centro do ministério do Salvador na Galiléia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Importante e bem sucedido centro comercial e de pesca, era o lar de gentios assim como de judeus. A população do primeiro século provavelmente não superou a 1.000 pessoas. Cafarnaum localizava-se no entroncamento de importantes rotas comerciais, com terras férteis circundando-a. Os soldados romanos construíram casas de banho e armazéns aqui, o que contribuiu para a organizada estrutura social com edifícios públicos bem construídos. Apesar dos muitos milagres aqui realizados, as pessoas em geral rejeitaram o ministério do Salvador. Jesus, portanto, amaldiçoou a cidade (Mt. 11:20, 23–24). Com o tempo, Cafarnaum ficou em ruínas e permanece desabitada

           Gólgota - O Local da Caveira (Calvário)
Gólgota é o nome do local onde o Senhor Jesus foi crucificado. Deriva da palavra Aramaica "gulgulta "  (Mateus 27:33 e Marcos 15:22) e significa "local da caveira". Jerónimo usou a palavra "calvaria" na sua tradução para o Latin e por isso temos ambas as palavras, "caveira" e "Calvário."A caveira encravada na rocha foi percebida como o possível local da Crucificação do Senhor Jesus Cristo pelo teólogo alemão Otto Thenius em 1842 mas só 40 anos depois a ideia foi amplamente difundida pelo general inglês Charles Gordon durante um sabático na érea entre 1882 e 1883.
O local parece preencher bem as poucas características descritas nos evangelhos que são:
1. Fica a uma curta distância dos muros de Jerusalém (João 19:41-42), dando a entender que havia um cemitério por perto, como até hoje há.
2. Fora de Jerusalém mas próximo de um dos seus portões (O Portão de Damasco) - Hebreus 13:12.
3. Numa área de tráfego de pedestres e viajantes (Mateus 27:39).
4. Ficava num local de execução pública.
5. O lugar chamava-se Caveira (Gólgota).
6. Havia um jardim por perto como ate hoje há. Onde também foram encontrados um túmulo na rocha, uma enorme cisterna que armazenava água para o jardim e também um lagar.
O mais interessante é que esse local fica a poucos metros do Monte Moriá, local onde Abraão quase sacrificou Isaque mas foi impedido por Deus que, ali mesmo providenciou o cordeiro para o sacrifício revelando-se ali como Jeová Jireh, o Deus da Provisão.

                  Jardim do Getsémani

As antigas oliveiras podem ser descendentes daquelas do jardim em que o Salvador orou e suou gotas de sangue, ao iniciar a Expiação. 
Esta fotografia de uma velha oliveira foi tirada no local tradicional do Jardim do Getsémani. O Salvador orou próximo daqui após ter saído do cenáculo na noite em que foi traído.
Eventos importantes: Aqui Jesus Cristo começou a sofrer pelos pecados da humanidade (Mt. 26:36–44; Mc. 14:32–41; D&C 19:16–19). Após sua oração ele foi traído por Judas Iscariotes, e seus discípulos deixaram-no temporariamente após sua prisão no jardim (Mc. 14:50).

                               Ilha de Patmos

Toda essa extensão é parte da ilha do Mediterrâneo, para a qual foi banido João, o Revelador. (Ver Apoc. 1:9.) 
Uma ilha no Mar Egeu para a qual João foi banido (Apoc. 1:9). De acordo com a tradição, ele trabalhou aqui nas pedreiras de mármore.
Evento importante: João teve a grande visão conhecida como o Apocalipse (Revelação). O Senhor disse-lhe  que enviasse o livro às sete igrejas da Ásia (Apoc. 1:11).