sábado, 1 de março de 2008

IMPÉRIO PERSA






Com a destruição do Império Babilônico surge uma nova superpotência no Oriente Médio.A coligação Medopersa transforma se rapidamente em um vastíssimo reino.No tempo de Assuero,por exemplo,a Pérsia dominava sobre 127 províncias,da Índia à Etiópia.Jamais surgira reino de tão dilatadas possessões!


Durante o Império Persa,os judeus foram tratados com longanimidade e condescendência.Permitiam lhes os soberanos persas,por exemplo,as manifestações de sua religiosidade e tradições nacionais.Nesse período,obtêm os dispersos de Judá permissão para voltar à amada e inesquecível Terra de Israel e reconstruir o Santo Templo e suas casas.
Como todo poderio humano é efêmero,o Império Persa não deixaria de exalar o último suspiro.Em seu lugar,outro reino emergiria.A história vai sendo escrita com a ascensão e queda dos impérios.A soberana vontade do Todo Poderoso,entretanto,permanece incólume e absoluta.



HISTÓRIA DO IMPÉRIO


Desde o século VIII a.C., os medos tinham constituído um reino e possuíam um exército ágil e organizado. Valendo-se disso, submeteram os outros povos iranianos, inclusive os persas, cobrando-lhes tributos. Essa situação prolongou-se até 550 a.C., o príncipe Ciro, o Grande, liderou uma rebelião contra os medos e saiu vitorioso. Com o objetivo de obter riquezas e resolver problemas causados pelo aumento da população e pela baixa produção agrícola local, Ciro, o Grande, deu início ao expansionismo persa. Em poucos anos, o exército persa apoderou-se de uma imensa área. Ciro tornou-se, então, o imperador do Oriente Antigo. Dario I dividiu o Império Persa em províncias e nomeou administradores de sua confiança. No Império, as comunicações, o comércio e o deslocamento de tropas eram facilitados por grandes estradas. Dario e Xerxes foram derrotados ao tentarem conquistar a Grécia. Essas derrotas, somadas às rebeliões dos povos dominados e às disputas pelo poder, enfraqueceram o Império Persa, que foi conquistado por Alexandre da Macedônia em 330 a.C.


GEOGRAFIA DO IMPÉRIO PERSA:
A grande Pérsia,localizada no Sudeste do Elã,e que correspondia à área ocupada atualmente pelo Irã.
Em sentido amplo,o território persa compreendia o planalto do Irã,toda a região confinada pelo Golfo Pérsico,os vales do Tigre e do Ciro,o mar Cáspio e os rios Oxus,Jaxartes e Indo.No tempo de Assuero, marido de Ester,as possessões persas estendiam se da Índia a Grécia,do Danúbio ao Mar Negro,e do Monte Cáucaso ao Mar Cáspio ao Norte e atingia,ainda,o deserto da Arábia e Núbia.