quinta-feira, 8 de novembro de 2007

INTRODUÇÃO A GEOGRAFIA:




O que é geografia?

Segundo a etimologia da palavra."geo"terra:"graphen"descrever,a geografia limitou-se,de fato,durante séculos,a descrever a terra.Entretanto,a partir do Século XIX,assumiu um caráter científico.Não mais limitou-se à descrição:passou,também,a explicar os fatos.

No entanto,as definições variam de autor para autor.

Para o alemão Alfred Hettner,geografia é o ramo de estudos da diferenciação regional da superficie da terra e das causas dessa diferenciação.

Richard Hartshorne declara ser o objetivo da geografia "proporcionar a descrição e a interpretação,de maneira precisa,ordenada e racional,do caráter variável da superfície da terra.


ESTRUTURAÇÃO CIENTÍFICA DA GEOGRAFIA:


Deve-se a dois sábios alemães,a estruturação da geografia como ciência.Ambos viveram na mesma época e,durante algumas décadas,emBerlim.Alexander Von Humboldt(1769-1859)eCarl Ritter(1779-1859).Influenciados por Varenius e Kant,traçaram novos métodos e rumos para a geografia.

Eles não objetivavam contrariar os postulados de seus antecessores.Após seus estudos,porém,tornou-se possível,por exemplo,fazer a correlação dos fenômenos característicos de uma região.A geografia deixou de ser um mero acervo de dissertações e descrições à disposição de militares e administradores,para tornar-se uma ciência madura e dinâmica.Hoje,aliás,lançamos mãos de seus métodos,inclusive,para confirmarmos a veracidade e a exatidão das informações bíblicas.



Nenhum comentário:

Popular Posts