sábado, 27 de fevereiro de 2010

Iceberg gigante se desprende da Antártida

Um gigantesco iceberg, do tamanho de Luxemburgo, se desprendeu da Antártida há duas semanas e seu deslocamento pode alterar as correntes oceânicas em todo o mundo, adverte um estudo publicado nesta sexta-feira.

Apesar do impacto só se manifestar em décadas, uma redução da velocidade de produção de água fria e densa poderia provocar invernos mais rigorosos no Atlântico norte, assinalaram os pesquisadores.

O bloco de gelo, de 2.550 km quadrados, se desprendeu em 12 ou 13 de fevereiro da geleira Mertz, um glaciar de 160 quilômetros de comprimento que emerge da Antártida oriental e avança sobre o Oceano Antártico ao sul de Melbourne, informaram os cientistas.

Com uma espessura média de 400 metros, o iceberg pode perturbar a biodiversidade excepcionalmente rica da região, que inclui uma importante colônia de pinguins imperadores na zona de Dumont d'Urville, onde está a estação científica francesa na Antártida.

O iceberg, de 78 km de comprimento e quase 40 km de largura, com peso estimado de mais de 1 bilhão de toneladas, se desprendeu da geleira Mertz ao receber o impacto de outro iceberg, conhecido como B9B, a deriva desde 1987.

Tanto os ciclos naturais como a mudança climática provocada pelo homem contribuem para o colapso das geleiras na Antártida.

A maré e as correntes oceânicas batem constantemente nas áreas expostas da geleira, enquanto verões mais longos e temperaturas mais altas também contribuem para o desprendimento dos icebergs.

"Obviamente que com o aquecimento das águas as bordas das geleiras se tornam mais frágeis", disse Legrosy, que trabalha no Laboratório de Geofísica e Pesquisa Oceanográfica, na cidade francesa de Toulouse.

A geleira Metz, onde foram instalados sistemas GPS e outros instrumentos de medição, deve proporcionar informação valiosa sobre o desprendimento de icebergs.

"Pela primeira vez temos um registro detalhado do ciclo completo de um desprendimento de iceberg: antes, durante e depois", assinalou o pesquisador.

"Estamos usando a geleira como um laboratório para estudar os processos que poderão ser alterados pela mudança climática, incluindo o desprendimento de icebergs, a temperatura dos oceanos e as flutuações do nível do mar".

Desde que se separou da geleira Mertz - do mesmo modo que o B9B - o novo iceberg está flutuando em uma área próxima conhecida como polinia.

Distribuídas por todo o Oceano Antártico, as polinias são zonas que produzem água densa, gelada e rica em sal, que segue para o fundo do mar e dirige as correntes oceânicas como um canal.

Se icebergs como este se deslocam para leste e encalham, ou flutuam para o norte até climas mais quentes, não há qualquer impacto sobre as correntes oceânicas, mas se permanecem nesta área, algo provável, podem bloquear a produção de água densa e recobrir a polinia", explicou Legresy.

A polinia da geleira Mertz é especialmente importante, e representa cerca de 20% da "água do fundo" dos oceanos.

A expectativa de vida de um iceberg depende de seu deslocamento, mas podem durar décadas.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Continente Americano

América


É o segundo maior continente do mundo. Com uma área de 42.189.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.

Formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma faixa estreita, divide-se em três partes: do Norte, Central (englobando as nações do mar do Caribe) e do Sul. O continente reúne países marcados por grande diferenças econômicas. Estados Unidos (EUA) e Canadá possuem PIB entre os mais altos do mundo, enquanto a maior parte dos 35 países do continente permanece com imensas dificuldades.

Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo (em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo). Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. De qualquer forma, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).

Localização da América no mapa-múndi

Países e Territórios


A seguir é apresentada a lista dos 35 países independentes da América e suas respectivas capitais, além dos territórios que são dependências de outros países.

Países independentes
 Antígua e Barbuda (St. John's)
 Argentina (Buenos Aires)
 Bahamas (Nassau)
 Barbados (Bridgetown)
 Belize (Belmopan)
 Bolívia (La Paz)
 Brasil (Brasília)
 Canadá (Ottawa)
 Chile (Santiago)
 Colômbia (Bogotá)
 Costa Rica (San José)
 Cuba (Havana)
 Dominica (Roseau)
 Equador (Quito)
 El Salvador (San Salvador)
 Estados Unidos (Washington)
 Granada (St. George's)
 Guatemala (Cidade da Guatemala)
 Guiana (Georgetown)
 Haiti (Porto Príncipe)
 Honduras (Tegucigalpa)
 Jamaica (Kingston)
 México (Cidade do México)
 Nicarágua (Manágua)
 Panamá (Cidade do Panamá)
 Paraguai (Assunção)
 Peru (Lima)
 República Dominicana (Santo Domingo)
 São Cristóvão e Névis (Basse-Terre)
 Santa Lúcia (Castries)
 São Vicente e Granadinas (Kingstown)
 Suriname (Paramaribo)
 Trindade e Tobago (Port of Spain)
 Uruguai (Montevidéu)
 Venezuela (Caracas)

Territórios dependentes
 Groenlândia  [dep. Dinamarca]
 Porto Rico  [dep. Estados Unidos]
 Ilhas Virgens Americanas  [dep. Estados Unidos]
 Guadalupe  [dep. França]
 Guiana Francesa  [dep. França]
 Martinica  [dep. França]
 São Pedro e Miquelão  [dep. França]
 Aruba  [dep. Holanda]
 Antilhas Holandesas  [dep. Holanda]
 Anguilla  [dep. Reino Unido]
 Bermudas  [dep. Reino Unido]
 Ilhas Virgens Britânicas  [dep. Reino Unido]
 Ilhas Caymans  [dep. Reino Unido]
 Ilhas Falkland  [dep. Reino Unido]
 Montserrat  [dep. Reino Unido]
 Turks e Caicos  [dep. Reino Unido]