segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Mata Atlântica
Originalmente, o bioma mata atlântica cobria uma área de aproximadamente 15% do território nacional e estendia-se do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, cobrindo trechos de tabuleiros, costões, baixadas, dunas, serras e escarpas planálticas.
A variação topográfica é uma das chaves da enorme variação fisionômica que caracteriza o bioma, o qual está entre os mais biodiversos do mundo. Nas escarpas, as árvores geralmente não apresentam mais de 20 metros de altura, pois sua distribuição em diferentes cotas altimétricas torna a competição pela luz menos intensa. Nos topos serranos, a floresta geralmente cede lugar aos campos de altitude. Nas cotas mais baixas, o estrato arbóreo superior chega a atingir cerca de 35 metros de altura, formando um dossel com características muito similares aos da mata de terra firme amazônica. Nas áreas mais elevadas do Sul do bioma, surgem espécies características de florestas subtropicais, tais como a araucária.
Estima-se que mais de 90% da Mata Atlântica já tenha sido desmatado. As manchas fragmentárias remanescentes, a maior parte delas situada em serras, encostas íngremes ou unidades de conservação, testemunham a enorme riqueza biológica que já foi perdida. Observe o mapa
Os biomas
De acordo com o Vocabulário Básico sobre os Recursos Naturais e Meio Ambiente do IBGE, um bioma corresponde a um “conjunto de vida (vegetal e animal) definido pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”. Nessa perspectiva, a cobertura vegetal é considerada uma síntese da paisagem e, como tal, elemento preponderante para a delimitação dos biomas.
O mapa apresenta os sete biomas brasileiros. Eles são usados como referência espacial na legislação ambiental brasileira, em geral, e no Código Florestal, em particular. Por isso, nas próximas telas, vamos abordar a natureza brasileira considerando esta delimitação.
Os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos
A regionalização da Geografia Física do Brasil, segundo o conceito de domínios morfoclimáticos e fitogeográficos, foi elaborada pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber na década de 1960. Como toda classificação regional, ela parte de critérios; neste caso, de critérios que integram principalmente a morfologia do terreno e as condições climáticas (com um tratamento que enfatiza o relevo). No interior dessa combinação de clima e relevo, são levados em consideração alguns elementos derivados como tipos de solo, hidrografia e, principalmente, formações vegetais, que são a dimensão fitogeográfica da regionalização. A escala geográfica empregada é uma ordem de grandeza que pode variar de centenas de milhares a milhões de quilômetros quadrados de área. Nessa escala, evidentemente, pode-se notar em cada domínio uma certa diversidade.
sábado, 15 de setembro de 2012
Densidades
A densidade demográfica estabelece uma relação entre o tamanho de uma determinada população e a extensão territorial que ela ocupa. Assim, pode-se calcular a densidade demográfica de um bairro, de uma cidade, de um estado, de um país ou do mundo todo.
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Paul Vidal de La Blache
Chamado a falar de Geografia perante o auditório de futuros professores formados nos métodos científicos [...] fiquei impressionado pelos mal-entendidos que reinam sobre a própria ideia de Geografia. No grupo das Ciências Naturais, ao qual sem nenhuma dúvida se integra, ela possui um lugar à parte.
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Mapas quantitativos/dinâmicos
- Este é um mapa quantitativo dinâmico. Há uma relação direta entre a espessura da seta e o volume do fluxo que ela está representando.
- As setas ligam áreas e expressam movimento (uma dinâmica).
Os mapas ordenados
- Este é um mapa ordenado. Ele coloca em ordem (distribui geograficamente no planisfério) um único fenômeno, segundo uma ordem relativa (um valor).
- Critérios: único fenômeno → única cor.
- Valores diferentes do fenômeno → tonalidades da mesma cor.
Os mapas quantitativos
- Esse é um mapa quantitativo. Ele insere círculos proporcionais relativos aos números absolutos do fenômeno representado (logo, de tamanhos diferentes).
- Existe uma relação direta entre o tamanho do círculo e o tamanho do fenômeno.
A linguagem cartográfica: o maior desafio da Cartografia contemporânea
A linguagem cartográfica é constituída pelo conjunto de símbolos que se projeta sobre o fundo do mapa (escala, projeção e métrica).A história da Cartografia é marcada por uma variedade grande de tentativas de organizar essa linguagem. Criaram-se muitas convenções, mas elas permaneceram apenas sob domínio de especialistas. O resultado é que a linguagem cartográfica ficou muito longe de ser uma ordem comunicacional abrangente.
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Passeio pela Disney e Central Park em março de 2012 ( presente de Deus)
Grupo da igreja Assembleia de Deus ministério Belém setor 28
Em frente ao New Work Times
No Central Park
Na Disney com minhas filhas
segunda-feira, 16 de julho de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
A água no planeta Terra
Terra é o único planeta conhecido onde a água existe nos seus três estados (sólido, líquido e gasoso).
A maior parte da água líquida do planeta aparece em sua superfície da seguinte forma:
- Oceanos: são grandes extensões de água salgada que separam os continentes.
- Mares: são partes do oceanos que estão em contato direto com as terras do continente.
- Lagos: são as partes mais baixas do terreno, cobertas por água doce ou salgada.
- Rios: constituem cursos de água que nascem em áreas mais elevadas desaguando normalmente em rios maiores e estes nos oceanos, com raras exceções.
Em seu estado sólido encontramos a água em:
- Geleiras: grandes massas de gelo que existem em áreas onde ocorre muita neve.
- Banquisas: água da superfície do mar congelada.
Em seu estado gasoso encontramos a água na formação da umidade atmosférica.
Como a atmosfera da Terra se formou?
Ela surgiu em um processo que durou pelo menos 4 bilhões de anos e se formou da mesma matéria que constitui o chão que a gente pisa. É isso mesmo: todos os gases que compõem o ar já estiveram debaixo da terra, grudados às rochas. Foram vulcões que cuspiram esses elementos. Além de lava e compostos tóxicos, a fumaça vulcânica lançava para o ar nitrogênio, vapor d’água e dióxido de carbono. Em excesso, esse último gás pode matar, mas naquela época ele serviu como um excelente alimento para os primeiros organismos vivos da Terra: bactérias que faziam fotossíntese, usando dióxido de carbono, luz e água para produzir sua energia. Para nossa sorte, o principal resíduo dessa atividade é o gás mais importante para a vida humana, o oxigênio. Isso quer dizer que sem o precioso "cocô" dessas bactérias, seres complexos como você, leitor, jamais teriam aparecido! Mas é claro que o planeta não se encheu de ar respirável de uma hora para outra.
Link: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-a-atmosfera-da-terra-se-formou
Atividades sobre o texto
1) O texto fala sobre o quê?
2) Cite o nome dos gases da atmosfera presentes no texto.
3) Segundo o texto, qual é o gás presente na atmosfera responsável por prender os raios solares e gerar calor?
4) Qual é o gás de maior abundância na atmosfera?
5) Faça um pequeno resumo respondendo o título do texto.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Por que estudar Geografia?
Estudar Geografia é a forma de compreendermos o mundo em que vivemos. Por meio desse estudo, podemos entender melhor tanto o local em que moramos - seja uma cidade, seja uma área rural - quanto o nosso país, assim como os demais países da superfície terrestre. O campo de preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana, onde os homens e as mulheres vivem e, ao mesmo tempo produzem modificações que o (re) constroem permanentemente. Indústria, cidades, agricultura, rios, solos; climas, populações: todos esses elementos - além de outros constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidade material onde a humanidade vive e do qual ela própria é parte integrante.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2012
A sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2012, será a República Federativa do Brasil. O País também foi sede das cerimônias do Dia Mundial do Meio Ambiente em 1992, na época da Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. Naquele momento, a cúpula reuniu o maior número de líderes globais para tomar decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões de desenvolvimento.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
CAPED - Curso de Aperfeiçoamento de Professores da EBD
Foi realizado nos dias 4,5,6 e
7 de Abril de 2012 o CAPED - Curso de Aperfeiçoamento de Professores da EBD, na
igreja sede do setor 28 sob a liderança do Pastor setorial Edson Silva de Melo
e Co. Pastor João Batista. No curso foram ministradas as disciplinas:
Bibliologia (Pr. Elienai Cabral), Teologia Sistemática ( Pr. Claudionor de
Andrade), Pedagogia (Helena Figueiredo), Psicologia Educacional (Telma Bueno) e
Escola Dominical ( Pr. Cesar Moisés).
Na Escola Bíblica os professores são os portadores
da Palavra de Deus, cujo objetivo é ensinar a importância da Palavra de Deus,o
significado da obediência e seus benefícios para vida do cristão. Pensando nessa
responsabilidade que é o ato de ensinar a igreja promoveu esse
curso. Foram dias de muito aprendizado com mais de 200 alunos
inscritos e todos no final receberam um certificado
de conclusão.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Viagem aos Estados Unidos
Olá, estive um tempinho afastada mas agora já estou de volta. Fiz uma viagem para os Estados Unidos,passeei pelo Central Park , tudo de bom, que lugar lindo, depois fomos para Orlando n Flórida conheci os quatro parques temáticos da Disney. Fui com o grupo de adolescentes da igreja Assembleia de Deus setor 28 presidida pelo pastor Edson Silva de Melo, conhecemos a igreja Assembleia de Deus ministério Belém em Miami. Foi um grande presente de Deus para nos essa viagem.Vou postar alguma fotinhas.
Nova Iorque em frente o New Work Times
Central Park
Central Park
saída dos Valentes de Davi para os Estados Unidos
Hotel em Miami
Hotel em Miami
Disney
Disney
Disney
Disney
Assembleia de Deus em Miami
quinta-feira, 5 de abril de 2012
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Território brasileiro: do arquipélago ao continente.
O território do Brasil durante esses mais de 500 anos de formação possou por várias mudanças. Principalmente a partir do final do século XIX. Vejamos as principais.
- Em 1890, eram poucos espaços intergrados à economia localizados em especial próximo à região litorânea, com destaque para as regiões sudeste e nordeste onde estavam os principais focos econômicos;
- Em 1940, amplia-se os focos econônicos e a integração, mas ainda com grande destaque para o sudeste e o nordeste, contudo nota-se uma expansão para as regiões centro-oeste e sul;
- Em 1990, do modo geral, há uma quase totalidade na integração econômica no território nacional, com apenas o extremo oeste da Amazônia ficando praticamente fora desse realidade.
Assinar:
Postagens (Atom)