sexta-feira, 15 de junho de 2012

A água no planeta Terra

Terra é o único planeta conhecido onde a água existe nos seus três estados (sólido, líquido e gasoso).

A maior parte da água líquida do planeta aparece em sua superfície da seguinte forma:
- Oceanos: são grandes extensões de água salgada que separam os continentes.
- Mares: são partes do oceanos que estão em contato direto com as terras do continente.
- Lagos: são as partes mais baixas do terreno, cobertas por água doce ou salgada.
- Rios: constituem cursos de água que nascem em áreas mais elevadas desaguando normalmente em rios maiores e estes nos oceanos, com raras exceções.

Em seu estado sólido encontramos a água em:
- Geleiras: grandes massas de gelo que existem em áreas onde ocorre muita neve.
- Banquisas: água da superfície do mar congelada.

Em seu estado gasoso encontramos a água na formação da umidade atmosférica.

Como a atmosfera da Terra se formou?


Ela surgiu em um processo que durou pelo menos 4 bilhões de anos e se formou da mesma matéria que constitui o chão que a gente pisa. É isso mesmo: todos os gases que compõem o ar já estiveram debaixo da terra, grudados às rochas. Foram vulcões que cuspiram esses elementos. Além de lava e compostos tóxicos, a fumaça vulcânica lançava para o ar nitrogênio, vapor d’água e dióxido de carbono. Em excesso, esse último gás pode matar, mas naquela época ele serviu como um excelente alimento para os primeiros organismos vivos da Terra: bactérias que faziam fotossíntese, usando dióxido de carbono, luz e água para produzir sua energia. Para nossa sorte, o principal resíduo dessa atividade é o gás mais importante para a vida humana, o oxigênio. Isso quer dizer que sem o precioso "cocô" dessas bactérias, seres complexos como você, leitor, jamais teriam aparecido! Mas é claro que o planeta não se encheu de ar respirável de uma hora para outra.
Nessa atmosfera primordial, a crosta terrestre estava cheia de elementos capazes de sugar oxigênio, como compostos de enxofre e de ferro. Para que esses minerais ficassem saturados, o gás teve de ser produzido durante 2 bilhões de anos antes de começar a se concentrar no ar. Hoje, ele ocupa 21% da atmosfera. O nitrogênio domina 78% do ar. Por fim, o velho dióxido de carbono acabou tragado pelos processos de fotossíntese e pelo próprio solo. Atualmente, ele só compõe o 1% restante da atmosfera, junto com outras dezenas de gases. Ainda bem. Senão, a Terra poderia ser uma fornalha inabitável como Vênus, onde o gás prende os raios solares e gera um calor de 400 ºC. "Na verdade, os dois planetas têm a mesma quantidade de dióxido de carbono. A diferença é que em Vênus o gás fica todo na atmosfera; aqui, ele está dissolvido no subsolo e no corpo dos seres vivos", afirma o meteorologista Fábio Gonçalves, da Universidade de São Paulo (USP).

Link: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-a-atmosfera-da-terra-se-formou 


Atividades sobre o texto

1) O texto fala sobre o quê?

2) Cite o nome dos gases da atmosfera presentes no texto.

3) Segundo o texto, qual é o gás presente na atmosfera responsável por prender os raios solares e gerar calor?

4) Qual é o gás de maior abundância na atmosfera?

5) Faça um pequeno resumo respondendo o título do texto.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Por que estudar Geografia?



Estudar Geografia é a forma de compreendermos o mundo em que vivemos. Por meio desse estudo, podemos entender melhor tanto o local em que moramos - seja uma cidade, seja uma área rural - quanto o nosso país, assim como os demais países da superfície terrestre. O campo de preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana, onde os homens e as mulheres vivem e, ao mesmo tempo produzem modificações que o (re) constroem permanentemente. Indústria, cidades, agricultura, rios, solos; climas, populações: todos esses elementos - além de outros ­constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidade material onde a humanidade vive e do qual ela própria é parte integrante.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2012


A sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2012, será a República Federativa do Brasil. O País também foi sede das cerimônias do Dia Mundial do Meio Ambiente em 1992, na época da Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. Naquele momento, a cúpula reuniu o maior número de líderes globais para tomar decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões de desenvolvimento.