segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A ESFERICIDADE DA TERRA

























Alguns sábios egípcios acreditavam estar a terra suspensa sobre cinco colunas.Outros admitiam haver sido o nosso mundo chocado de um descomunal ovo cósmico.Os mais desvairados diziam estar a linda esfera azul librando-se no infinito com um magnífico par de asas.

Moisés,embora fosse educado em toda a ciência do Egito,jamais transportou para seus escritos quaisquer resquícios da mitologia e da cosmogonia egípcias.Inspirados pelo Espírito Santo,revela-nos a verdadeira gênese dos céus e da terra.

Os gregos,não obstante seu espírito inquiridor e apego ao saber,só descobriram as verdades reveladas aos santos do Antigo Testamento concernentes à esfericidade e ao movimento da terra,séculos mais tarde.

Cognominado de o "pai da ciência",Tales de Mileto,que viveu um século após Isaías,desconhecia a forma da terra.Ele a imaginava com um formato de um pires.

Anaxágoras,contenporâneo de Tales,ensinava ter o nosso habitat forma cilíndricae que se mantinha centrado no espaço,em virtude da pressão atmosférica.

Insuperável em seus conhecimentos,Pitágoras,depois da Bíblia,foi o primeiro a declarar ser a terra uma esfera em constante movimento.Seus postulados só seriam ultrapassados por Copérnico,que nasceria quase dois milênios após sua morte.

Aproximando-se da moderna astronomia,Aristarco conclui,no Século III a.c., ser a terra muito menor do que o Sol.Descobriu,também ,estar nosso planeta movendo-se em redor do astro rei.

A forma da terra é,realmente,esférica?

Responde-nos a Bíblia,por intermédio do profeta Isaías:"Ele(Deus)é o que está assentado sobre o globo da terra,cujos moradores são para ele como gafanhotos: Ele é o que estende os céus como tenda para neles habitar..."(Isaías40.22).Essa verdade foi dita no Século VII a.c..e continua atual.Não pode ser contestada.

Nenhum comentário: