segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

IMPÉRIO EGÍPCIO:










INTRODUÇÃO:









O Egito representa uma das mais antigas civilizações humanas.Sua história é quase tão antiga como o próprio homem.Julgam alguns historiadores,por isso,ter sido o Vale do Nilo o berço da humanidade.Mas,por intermédio das Sagradas Escrituras,sabemos ser a Mesopotâmia o primeiro lar de nossos mais remotos ancestrais.
A presença do Egito nas Escrituras Sagradas é muito forte.Por esse motivo,precisamos conhecer melhor a história e a geografia desse lendário e misterioso país.Tendo em vista o exíguo espaço que dispomos,não poderemos tratar,com profundidade,da cultura egípcia.Cabe ao leitor,entretanto, aprofundar-se no assunto e buscar novas informações em uma bibliografia adequada.Basta-nos,por enquanto,alguns dados gerais sobre o outrora portentoso império do Nilo.



HISTÓRIA DO EGITO:




Não podemos datar com precisão,quando chegaram os primeiros colonizadores aos territórios egípcios.Sabemos,contudo,que os primeiros habitantes dessa região foram nômades.Após uma vida de árduas e incômodas peregrinações,eles começaram a organizar-se em pequenos Estados.Essas diminutas e inexpressivas unidades políticas conhecidas como nomos,foram agrupando-se com o passar dos séculos,até formarem dois grandes reino: o Alto Egito,no Sul:e o Baixo Egito,no Norte.Ambos estavam localizados,respectivamente,no Vale do Nilo e no Delta do mesmo rio.


Em conseqüência de suas muitas diferenças,o Alto e o Baixo Egito travavam violentas e desgastantes guerras por um longo período.Essas constantes escaramuças enfraqueciam ambos os reinos,tornando-os vulneráveis a ataques externos.Consciente da inutilidade desses conflitos,Menés,rei do Alto Egito.conquista oBaixo Egito.Depois de algumas reformas administrativas,esse monarca unificou o país,estabeleceu a primeira dinastia e tornou Tínis,a capital de seu vasto império.A unificação do Egito ocorreu,de acordo com cálculos aproximados entre 3.000a2.780 a.C.Nesta época,os egípcios começaram a fazer uso da escrita e de um calendário de 365 dias.


Unificados,o Alto e Baixo Egito transformaram-se no mais florescente e poderoso império da antiguidade.Os Reis iniciaram a construção das grandes pirâmides,que lhes serviram de tumba.Por causa desses arroubos arquitetônicos,receberam o apelido de "casa grande"-faraó.Então,a cultura egípcia alcançou proporções consideráveis.




NOVO IMPÉRIO:



Com a expulsão dos hicsos,renasce o Império Egípcio com grande pujança.Com Amés I,os faraós tornaram-se imperialistas.Tutmés III,por exemplo,conquistou a Síria e obrigou os fenícios,cananitas e assírios a pagarem-lhe tributo.

Foi durante o Novo Império que(1580-1200a.C.),que os israelitas começaram a ser escravizados pelos faraós.


DECADÊNCIA:


Após o Novo Império,o Egito começou a sofrer sucessivas intervenções:Líbia,etíope,indo-européia,assíria,persa,grega e romana.Em linhas gerais,essa nação,cujo passado foi tão glorioso,pertenceu ao Império Romano,durante 400 anos;ao Império Bizantino,durante300 anos.

No Século VII d. C;fica sob a tutela dos muçulmanos.A partir de 1400,torna-se possessão turca.No Século XIX,fica sob a custódia franco-inglesa,anos mais tarde torna-se protetorado INGLÊS
Em 1922,todavia,conquista sua independência.Hoje,porém,não passa de um apagado reflexo de sua primeira glória.





GEOGRAFIA DO EGITO :

o Egito está localizado no Nordeste da África,limita-se ao norte,com o mar Mediterrâneo;a leste,com Israel e, também com o Mar Vermelho;ao sul com o Sudão,a oeste com a Líbia.De sua área,de quase um milhão de quilômetros quadrados,96 por cento são compostos de terras áridas..

O Egito,não existiria sem o Nilo.Esse rio tem um percurso de 6.400 km com suas vazantes,fertiliza vastas extensões de terra,tornando possível fartas semeaduras.Heródoto,com muita razão,disse ser o Egito um presente do Nilo.

5 comentários:

Otávio B. disse...

Sempre fui um grande fã do Egito, em especial da sua cultura tão fascinante. É sempre bom ter uma verdadadeira aula da história desse local, tão surpreendente e tão peculiar.

Abraços

http://espadadotemplario.blogspot.com/

Ariel Alan disse...

muito legal o seu blog muito bem escrito parabens

http://www.escuraclaridao.blogspot.com/

Frank Morgan disse...

Demorei pra responder porque estava lendo..
muito viu?
Gostei do texto.
Visite tb:
http://polvoloko.blogspot.com/

Goospel disse...

PAz seja convosco
Venho apresentar a mais nova ferramenta de busca gospel.
o Google Gospel
http://www.goospel.com.br
venha nos fazer uma visita e cadastre seu blog.
fique na paz

Anônimo disse...

Falar do Egíto é falar de um dos filhos de Noé, o Cam. Cam é expulso da presença de seu pai Noé, após ter visto a nudez de seu pai... foge e sua descendência é amaldiçoada! Ninrode, o grande caçador como é conhecido, da linhagem de Cam, bisneto de Noé, estabelece as primeiras cidades que vieram a crescer e evoluir até se tornar esta região. deixaram a adoração ao Deus único de Noé e de heber, e começaram a adorar outros deuses, que acredito serem os anjos caidos de Lúcifer. este povo foi altamente espiritual, tinham uma ligação com o mundo espiritual tão grande a ponto de trem o pleno conhecimento de verdades ainda hoje desconhecidas por muitos, inclusive cristão! Porem o fruto do conhecimento é morte para aqueles que não se submetem a Verdade, e a Deus! Fizeram muito, tinham muito, porém não deram a glória a Deus, nem se submeteram a Ele e acabaram caindo, juntamente com suas obras fruto da mão humana que logo perecem! Uma lição a se aprender com a História, onde está o Império que tinha tanto conhecimento astrológico a ponto de criar o calendário de 365 dias, as estações, o norte-sul-leste-oeste, etc?

Popular Posts