quinta-feira, 24 de julho de 2008

ORIENTE MÉDIO

Limites Geográficos:
O Oriente Médio é formado pelos seguintes países da Ásia: Afeganistão, Arábia Saudita, Barein, Catar, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Iêmem, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuweit, Líbano, Omã, Síria e Turquia
Limites Geopolíticos:
Inclui-se o norte da África no Oriente Médio devido aos países árabes e islâmicos que aí se localizam. Desde o Egito, que possui terras na Ásia e principalmente na África, até Marrocos, Argélia, Líbia e Tunísia.

Afeganistão (capital – Cabul)
Estado islâmico localizado no centro oeste da Ásia. 99% da população é islâmica e 1% pertencente a outras religiões. Desde a Antiguidade, o Afeganistão é um ponto de confluência para o comércio e conquistas da Ásia. Foi dominado por Alexandre, o Grande, da Macedônia no século IV, por Genghis Khan no século XII e pelos turcos-otomanos no século XVIII. No século XIX o Afeganistão tornou-se palco de disputa entre o Império Russo e o Britânico. Em 1880 a monarquia afegane foi colocada sob tutela inglesa, que dura até 1919, quando o país conquista a independência. Nos últimos anos tem assistido a implantação das rígidas leis muçulmanas.

Arábia Saudita (capital - Riad)
A Arabia Saudita é uma monarquia islâmica. 98,8% da população é islâmica, 0,8% cristã e 0,4, pertencem a outras religiões.
O país recebe anualmente, cerca de 2 milhões de muçulmanos que se dirigem às cidades sagradas do islamismo, Medina e Meca. Não muçulmanos costumam ser autorizados a visitar a Arábia Saudita apenas em viagens de negócios.
O primeiro reino saudita atingiu seu apogeu por volta de 1800, mas foi anexado ao Império Turco-Otomano. Com a derrota otomana na Primeira Guerra Mundial, a Península Arábica se viu formada por cinco reinos autônomos. Em 1932 estes reinos foram unificados sob o nome de Reino da Arábia Saudita. Após a Segunda Guerra Mundial, o governo manteve uma política externa de alinhamento com os Estados Unidos, apesar de condenar Israel, maior parceiro dos norte-americanos no Oriente Médio. A aliança foi abalada pela crise do petróleo em 1973, quando os principais exportadores árabes embargaram o fornecimento do produto e aumentaram seu preço em represália ao apoio dos Estados Unidos e da Europa Ocidental a Israel.
Em 1991, a Arábia Saudita tornou-se o principal aliado dos Estados Unidos contra o Iraque na região. Com a baixa dos preços do petróleo o país tem sentido os efeitos em sua economia.

Barein - (capital – Manama)
Este país é um tradicional centro comercial desde a Antiguidade. No século XVI os portugueses instalaram-se no arquipélago de Barein, então desabitado, e permaneceram até serem dominados pelos persas. Em 1861, a região tornou-se um protetorado inglês. A independência ocorreu em 1971.
Barein foi o primeiro país da região a encontrar e exportar petróleo, mas já está com suas reservas praticamente esgotadas. Um quarto da população é estrangeira, formada por paquistaneses, afeganes e indianos, além de norte-americanos e britânicos que trabalham nas companhias petrolíferas. Cerca de 81% da população é islâmica, 8,5% cristãs e 9,8% pertencem a outras religiões.
Catar (capital - Doha )
País localizado em uma península no Golfo Pérsico. Em 1872 foi incorporado ao Imério Turco-Otomano. Após a Segunda Guerra Mundial, ficou sob tutela do Reino Unido. Até os anos quarenta, Catar era um país muito pobre. Suas atividades econômicas se limitavam à criação de camelos, à pesca e à coleta de pérolas. Com a exploração dos campos petrolíferos, a renda per capita atingiu cerca de 11,5 mil dólares. Os investimentos vem sendo feitos na industria pesada e em outras áreas, como alternativa à produção de petróleo cujas reservas estão prestes ao esgotamento.
Chipre ( capital - Nicósia)

Emirados árabes unidos
Iêmem
Irã (teerã)

País muçulmano. 99% da população é islâmica, 01 % cristã. Após vinte anos da implantação da República Islâmhca, o Irã começa a se renovar, com um abrandamento das rígidas regras sociais.
Iraque (bagdá)
A religião predominante no Iraque islâmica com 97%.

Nenhum comentário: